Pages in topic:   < [1 2]
And the best language is...
Thread poster: Galina Mitrohovitch
Carla Guerreiro
Carla Guerreiro  Identity Verified
France
Local time: 19:06
Member (2006)
French to Portuguese
+ ...
Ensino do português para estrangeiros no Brasil May 1, 2013

José Henrique Lamensdorf wrote:

Carla Guerreiro wrote:
no Brasil, ao contrário de Portugal, as pessoas compreenderam a importância do português como língua estrangeira e investem no seu ensino.


Não vejo o Brasil investindo no ensino do português como língua estrangeira. Que pessoas investem no seu ensino?

Quem vem de fora para o Brasil aprende o português por mera necessidade de sobrevivência. Já vi na imprensa a consternação de algumas autoridades estrangeiras ante a relativamente pequena população anglófona no Brasil, considerando que em breve teremos aqui a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos.

Vi gente nos Estados Unidos que vive lá há anos sem grandes problemas, apesar de não falar nada de inglês, e entender muito pouco.

Carla Guerreiro wrote:
Quem me dera que em Portugal as pessoas pensassem da mesma maneira, mas não! Criticam os turistas por não saberem nem sequer pedir um copo de água, mas não percebem a importância do ensino do português como língua estrangeira, e isso enfurece-me e entristece-me, pois também sou formadora de português para estrangeiros.


Quem não percebe essa importância?

É comum em alguns países da Europa Ocidental criticarem turistas por tentarem se comunicar em inglês, em vez de usar o idioma local. Questão de educação...

E mesmo falar a língua local às vezes não ajuda muito. Em Israel o inglês (não falo hebraico) serviu perfeitamente para me comunicar com quase todo mundo. Já na Inglaterra esperavam que eu entendesse o Cockney e outras variantes que nenhuma escola de ESL no mundo ensinaria. Na recíproca, ouvi coisas como "Aw, suh, yay'll 'av taw spayk slawur, cass I 'av an 'ard toym taw awndaystand Amayrican."



Caro José Henrique,

Por acaso tenho contactos com muita gente no Brasil que se dedica ao ensino do português como língua. E podemos ver no Youtube muitos videos brasileiros sobre a aprendizagem do português.


 
José Henrique Lamensdorf
José Henrique Lamensdorf  Identity Verified
Brazil
Local time: 14:06
English to Portuguese
+ ...
In memoriam
Espantoso! May 1, 2013

Carla Guerreiro wrote:

Caro José Henrique,

Por acaso tenho contactos com muita gente no Brasil que se dedica ao ensino do português como língua. E podemos ver no Youtube muitos videos brasileiros sobre a aprendizagem do português.


Sim, é normal. Imagino que cada país tenha gente que ensine o idioma local a estrangeiros. No YouTube há vídeos tentando ensinar praticamente qualquer idioma que você puder imaginar.

Quanto a números, se há mais gente ensinando PT-BR do que PT-PT é apenas uma questão da população falante de cada uma das variantes.

O reto-romanche é um dos quatro idiomas oficiais da Suíça. Como ele conta com menos de 80 mil falantes, só encontrei UM vídeo no YouTube ensinando meia dúzia de palavras nele. Simples questão de números.


 
Carla Guerreiro
Carla Guerreiro  Identity Verified
France
Local time: 19:06
Member (2006)
French to Portuguese
+ ...
A minha impressão May 1, 2013

José Henrique Lamensdorf wrote:

Sim, é normal. Imagino que cada país tenha gente que ensine o idioma local a estrangeiros. No YouTube há vídeos tentando ensinar praticamente qualquer idioma que você puder imaginar.

Quanto a números, se há mais gente ensinando PT-BR do que PT-PT é apenas uma questão da população falante de cada uma das variantes.

O reto-romanche é um dos quatro idiomas oficiais da Suíça. Como ele conta com menos de 80 mil falantes, só encontrei UM vídeo no YouTube ensinando meia dúzia de palavras nele. Simples questão de números.


Por acaso, não tenho a impressão de que se trata apenas de uma questão de números: é que vejo inúmeros eventos, conferências e afins sobre o ensino da língua portuguesa para estrangeiros que têm lugar no Brasil, enquanto que em Portugal não se passa praticamente nada.
Tenho seguido atentamente a a(c)tualidade relativa a este tema e não me parece que se trate apenas de uma questão de números.


 
Pages in topic:   < [1 2]


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

And the best language is...






Trados Studio 2022 Freelance
The leading translation software used by over 270,000 translators.

Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.

More info »
Trados Business Manager Lite
Create customer quotes and invoices from within Trados Studio

Trados Business Manager Lite helps to simplify and speed up some of the daily tasks, such as invoicing and reporting, associated with running your freelance translation business.

More info »