Fiscalidade e clientes estrangeiros
Thread poster: Rafaela Mota Lemos
Rafaela Mota Lemos
Rafaela Mota Lemos
Local time: 08:56
Italian to Portuguese
+ ...
Mar 10, 2009

Olá a todos.

Vivo em Itália onde, para além de trabalhar numa empresa como dependente, tenho ainda a actividade aberta em Portugal a recibos verdes.

Desde há cerca de dois anos que tenho vindo a colaborar com clientes estrangeiros e normalmente mando uma factura que faço eu mesma em pdf e mando por e-mail e assim que recebo o pagamento passo o respectivo recibo, embora muitos clientes (estrangeiros) me digam que para eles não tem validade, portanto arquivo-os e de
... See more
Olá a todos.

Vivo em Itália onde, para além de trabalhar numa empresa como dependente, tenho ainda a actividade aberta em Portugal a recibos verdes.

Desde há cerca de dois anos que tenho vindo a colaborar com clientes estrangeiros e normalmente mando uma factura que faço eu mesma em pdf e mando por e-mail e assim que recebo o pagamento passo o respectivo recibo, embora muitos clientes (estrangeiros) me digam que para eles não tem validade, portanto arquivo-os e declaro-os.

Hoje uma empresa com a qual colaboro há mais de um ano pediu-me uma declaração das Finanças dizendo que eu faço os descontos e pago impostos em Portugal e não sei o que lhes responder. As Finanças fazem este tipo de declarações?

Como se comprova a uma empresa estrangeira que a nossa situação fiscal está actualizada e que de facto pagamos os impostos em Portugal, o país onde temos a actividade aberta?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumprimentos,

Rafaela
Collapse


 
Jorge Freire
Jorge Freire  Identity Verified
Local time: 12:56
English to Portuguese
+ ...
Deve fazer declaração de rendimentos às Finanças de Portugal Mar 10, 2009

O comprovativo é a declaração das Finanças de que o IRS está pago. Se passa recibos verdes, terá de fazer a declaração de IRS às Finanças de Portugal, recebendo depois de pagar o que lhe for tributado uma declaração a confirmar o recebimento da quantia devida. Creio que será uma cópia dessa declaração que deverá apresentar às empresas que lho pedirem.

 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 12:56
French to Portuguese
+ ...
É para Espanha? Mar 10, 2009

Não será um certificado de residência fiscal? Em como os impostos são pagos cá?

 
Rafaela Mota Lemos
Rafaela Mota Lemos
Local time: 08:56
Italian to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Pedem uma declaração escrita Mar 10, 2009

Olá Ivana, obrigada pela sua resposta.
Não, não é para Espanha, é para uma empresa italiana que pelos vistos pede este tipo de declaração a todos os clientes estrangeiros.
Pediram-me ou uma declaração escrita pela autoridade fiscal do nosso país, afirmando que eu pago os impostos ali ou então um documento em que eu mesma declaro que pago impostos e faço declaração de rendimentos em Portugal, para livrá-los de qualquer responsabilidade fiscal. É esse o suco da quest�
... See more
Olá Ivana, obrigada pela sua resposta.
Não, não é para Espanha, é para uma empresa italiana que pelos vistos pede este tipo de declaração a todos os clientes estrangeiros.
Pediram-me ou uma declaração escrita pela autoridade fiscal do nosso país, afirmando que eu pago os impostos ali ou então um documento em que eu mesma declaro que pago impostos e faço declaração de rendimentos em Portugal, para livrá-los de qualquer responsabilidade fiscal. É esse o suco da questão.
Gostava de saber se algum cliente estrangeiro vos pediu algo do género?
Collapse


 
João Brogueira
João Brogueira  Identity Verified
Portugal
Local time: 12:56
English to Portuguese
+ ...
Certificado de residência fiscal Mar 10, 2009

Ivana de Sousa Santos wrote:

Não será um certificado de residência fiscal?


Deve ser precisamente isso que a empresa quer. Pode-se pedir pela Internet.

http://www.e-financas.gov.pt/ajuda/DGCI/FAQCertResFiscal.htm

No entanto, cuidado com as falsas declarações, pois oficialmente tem de residir um determinado número de dias por ano num país para ser considerada residente.

JB

[Edited at 2009-03-10 22:21 GMT]


 
Niqui (X)
Niqui (X)
Recibos Verdes Mar 18, 2009

Rafaela Lemos wrote:

Olá a todos.

Vivo em Itália onde, para além de trabalhar numa empresa como dependente, tenho ainda a actividade aberta em Portugal a recibos verdes.

Desde há cerca de dois anos que tenho vindo a colaborar com clientes estrangeiros e normalmente mando uma factura que faço eu mesma em pdf e mando por e-mail e assim que recebo o pagamento passo o respectivo recibo, embora muitos clientes (estrangeiros) me digam que para eles não tem validade, portanto arquivo-os e declaro-os.

Hoje uma empresa com a qual colaboro há mais de um ano pediu-me uma declaração das Finanças dizendo que eu faço os descontos e pago impostos em Portugal e não sei o que lhes responder. As Finanças fazem este tipo de declarações?

Como se comprova a uma empresa estrangeira que a nossa situação fiscal está actualizada e que de facto pagamos os impostos em Portugal, o país onde temos a actividade aberta?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumprimentos,

Rafaela


É a mesma coisa com os meus clientes, são tudos estrangeiros e não sabem o que fazer com esse recibos, nem falam português. Acho que são em primeiro lugar para clientes portugueses. Eu também mando facturas feitas por mim em Word


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Fiscalidade e clientes estrangeiros






CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »
Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »